Como aproveitar técnicas profissionais mesmo sendo amador

Como aproveitar técnicas profissionais mesmo sendo amador

Quando crianças, o que mais queremos fazer quando pedalamos é empinar a bike, derrapar, passar pela lama, dar saltos…”proezas” que parecem simples brincadeiras, mas que fazem parte do processo de um ciclista (amador ou profissional) se tornar cada vez mais técnico e habilidoso.

O mais importante para que se tenha uma boa pedalada/técnica, é observar como os bons fazem, e nada melhor para isso do que ver os profissionais em ação nos inúmeros vídeos disponíveis hoje em dia. Mas também vale ler a fundo sobre os diversos aspectos que podem contribuir para um pedal mais habilidoso. Ler bastante conteúdo sobre calibragem de pneus, por exemplo, vai te ajudar a entender o que um pneu bem cheio ou um pouco mais vazio pode fazer por você, e ajudar ou atrapalhar em uma manobra ou momento específico da pista, como trechos com pedras ou areia.

Para ganhar ainda mais confiança, recomendo a experimentação. Toda vez que você for para a estrada ou trilha, leve uma bomba de pneu e uma de suspensão, e configure a bike de diferentes maneiras. Assim, você conseguirá sentir na prática a diferença que estes ajustes podem fazer.

A diferença na leveza com que se pilota a bicicleta ajudará a manusear a bike e colocá-la onde quiser na trilha, dando mais segurança e confiança nas descidas – e assim conseguindo preservar energia e gastá-la no plano e nas subidas.

Mas não podemos colocar toda a culpa ou o mérito do desempenho na técnica: escolher bons equipamentos e manter sua manutenção em dia também é essencial para realizar os movimentos corretos com a bike – portanto não descuide deste aspecto.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

No Comments

Post A Comment